Palavra pastoral
Vencendo obstáculos

Um diálogo havido entre os homens que receberam a missão de espiar a terra prometida à nação israelita e os líderes daquela nação (Números 13.25 - 14.9) revela a tendência que há em muitas pessoas ao se depararem com obstáculos no caminho dos seus projetos.

 

Moisés havia enviado uma comissão até Canaã a fim de verificar a terra. Após a inspeção in loco, eles voltaram relatando que a terra era boa, mas...

 

Esse “mas” revela que, apesar de terem visto coisas boas, eles se deixaram impressionar pelos obstáculos que teriam que enfrentar, como, gigantes, cidades fortificadas etc.. Por isto, o povo,  influenciado pelo relato dos espias, entendeu que deveria retornar ao Egito, pois lá, apesar da escravidão, a nação não precisaria enfrentar os inúmeros desafios que teria pela frente. A vontade de desistir era tamanha que todos esqueceram do difícil deserto árido – que já havia sido vencido – e que precisaria ser atravessado outra vez. Esqueceu, ainda, da opressão sofrida quando vivia no Egito — e que, provavelmente,, ocorreria outra vez.

 

Tal reação não foi diferente do que ocorre nos dias presentes. Muitos estão planejando suas carreiras profissionais, empreendimentos etc.. Alguns têm projetos de voltarem aos estudos ou a outras atividades que foram abandonadas ao longo da vida. Entretanto, quando observam que, para atingir tais objetivos precisam enfrentar obstáculos, escolhem desistir. E mais: preferem o retorno, sem se darem conta de que este é pior que o enfrentamento dos desafios.

 

Felizmente, entre os homens da comissão formada por Moisés havia dois que não olharam para os obstáculos, e sim, para as coisas boas que os esperavam, e, sobretudo, olharam para o Deus que os estava guiando rumo à vitória. Essa é a atitude que deve prevalecer na vida de um cristão. Não se deve olhar para as dificuldades, mas, para o que está após elas.

 

Infelizmente os que têm tido a visão correta fazem parte da minoria, assim, como ocorreu no episódio narrado no livro dos Números. Entretanto, foi essa minoria que fez a diferença para Israel e é ela que tem feito a diferença ao longo dos anos. Os que veem os obstáculos como incentivo para a caminhada à frente, e confiam no Deus de Israel, alcançam seus objetivos. O mesmo não ocorre com aqueles que olham para os obstáculos.

 

É hora de mudar esse quadro! É hora de firmarmo-nos naquilo que Deus prometeu e naquilo que Ele pode fazer, cientes de que os obstáculos existem para que as nossas vidas sinalizem a existência Dele.    

 

Seja abençoado

Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito

SOBRE NÓS

A Igreja Evangélica Congregacional Dinamérica, é uma congregação que visa o crescimento espiritual das pessoas residentes na cidade de Campina Grande, através da proclamação do Evangelho de Jesus Cristo – que se torna realidade com o ensino das Escrituras Sagradas e o testemunho de vida dos seus membros.

© 2020 - IGREJA CONGREGACIONAL DINAMÉRICA

Rua José Gonzaga Sobrinho, nº 175, Dinamérica, Campina Grande-PB

(83) 2148-1365   •   igrejadodinamerica@gmail.com

SIGA-NOS