Palavra pastoral
Estourando a bolha

Muitas vezes Deus usa uma espécie de agulha para estourar a nossa bolha quando ela começa a se inflar. Sim, porque em muitos casos nos sentimos muito seguros, ou, mais sábios do que realmente somos; em outros casos, achamos que somos melhores do que somos, ou, quem sabe até, melhores do que os outros. Ou seja, inflamos o nosso ego de tal forma que, à semelhança de uma bolha, ele precisa ser estourado.

 

Assim, em determinados momentos, Deus permite que pessoas se aproximem de nós e nos coloquem no nosso devido lugar. Isto pode ocorrer de várias formas, mas, sempre, com um objetivo: nos humilhar. E quando falo em “humilhação”, não estou querendo dizer que Deus quer nos rebaixar à nada, ou que quer que sejamos  considerados como escória. O que quero dizer é que o objetivo de Deus, em permitir que “agulhas” furem nossa bolha é o de nos tornar humildes. Nos fazer refletir no fato de que vivemos para servir e não para ser servidos.

 

Gosto de um lema adotado por uma igreja no Estado de São Paulo, na qual os líderes são meus amigos: “só serve quem serve; quem não serve, não serve!”. Essa é a realidade dos que entendem o porquê de Deus os ter criado: servir!

 

É claro que nem sempre as “pessoas-agulhas” agem com esse objetivo. O que elas querem, muitas vezes, é nos reduzir à condição de “nada”. Em muitos casos, inclusive, elas têm prazer nisso. No entanto, precisamos estar atentos aos objetivos de Deus, e não, ao das “agulhas”. Mesmo sem saber — ou sem querer — elas são instrumentos nas mãos de Deus para nos fazer mais humanos, menos egoístas e mais cristãos.

 

A Bíblia ensina que é necessário que o Senhor Jesus cresça e que nós diminuamos (João 3.30). Isto, no entanto, é impossível sem que deixemos de lado o orgulho, e a prepotência. É dizer: sem permitirmos que o Senhor estoure a nossa bolha.

 

Portanto, deixemo-nos estourar pelo Senhor. Não permitamos que o orgulho infle o nosso ego ao ponto de não podermos ouvir ao Senhor, assim como de não servi-lo.

 

Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Que Ele envie mais agulhas para nos estourar.

Seja abençoado(a).

Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito

SOBRE NÓS

A Igreja Evangélica Congregacional Dinamérica, é uma congregação que visa o crescimento espiritual das pessoas, através da proclamação do Evangelho de Jesus Cristo – que se torna realidade com o ensino das Escrituras Sagradas e o testemunho de vida dos seus membros.

© 2020 - IGREJA CONGREGACIONAL DINAMÉRICA

Rua José Gonzaga Sobrinho, nº 175, Dinamérica, Campina Grande-PB

(83) 2148-1365   •   igrejadodinamerica@gmail.com

SIGA-NOS