Palavra pastoral
Foto - culto - 26 de abril de 2020_edite
O que agrada a Deus?

No livro dos Salmos (cap. 37.4) consta a seguinte expressão: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração”. É de se perguntar: o que a Bíblia quer dizer com agradar-se do Senhor?

 

Segundo o Dicionário Houaiss, agradar-se é, entre outras coisas, “contentar-se, satisfazer-se, encantar-se com algo ou com alguém” (com modificações).

 

Sendo assim, tomando-se por base as definições do vernáculo, pode-se dizer que “agradar-se do Senhor” é contentar-se com o que Ele tem feito; dar-se por satisfeito com as ações soberanas Dele; ficar verdadeiramente encantado com a forma como Ele age.

 

O problema é que há pessoas — e não são poucas — que nunca estão satisfeitas com a ação de Deus nas suas vidas. São pessoas que quando alcançam seus objetivos atribuem dito sucesso aos seus próprios méritos e não ao Senhor. Em contrapartida, quando sofrem algum revés — aos olhos delas — culpam ao Senhor, sem procurar entender os propósitos Dele para as suas vidas.

 

Essas pessoas vivem confundindo “agradar-se de Deus” com “agradar a Deus” e, por isto, vivem tentando “comprar” o Senhor com atitudes interesseiras que visam única e exclusivamente o bem-estar próprio.

 

O que agrada a Deus é justamente agradar-se Dele! É procurar aceitar os seus desígnios, ainda que eles sejam contrários aos projetos humanos, pois a Bíblia diz que “os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos e os Seus pensamentos não são os nossos pensamentos” (Isaías 55.8, com modificações).

 

Deus sabe o que é melhor para o Seu povo! Por isto, a necessidade de agradar-se daquilo que Ele faz.

 

A recompensa daqueles que se agradam Dele é que Ele satisfaz os desejos dos seus corações. Não é necessário barganhar com Ele. Basta alegrar-se com aquilo que Ele tem feito.

 

A pessoa que tem um coração grato a Deus é feliz. Por sua vez, a gratidão no coração só existe quando há a conscientização de que Deus procede, sempre, da melhor forma.

 

Deus não está procurando pessoas que queiram lhe agradar com atitudes interesseiras, mas pessoas que se sintam felizes com o agir Dele em suas vidas. Essa é a atitude que agrada ao Senhor, e é assim que deve proceder o cristão.

       

Seja abençoado.

Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito